» Sociedade
Crime da Braskem: moradores registram demolição dos prédios afetados em Maceió
Trabalhos mostram o avanço da remoção e o desafio de reconstruir vidas após o maior crime socioambiental da região 3/3

Na tarde desta quarta-feira (11/6), ex-moradores e vizinhos do Edifício Aveiro, localizado no bairro Pinheiro, em Maceió, acompanharam com tristeza parte do processo de demolição do prédio. A Braskem, responsável pela mineradora envolvida no desastre ambiental, estima que os trabalhos de demolição se estendam por aproximadamente 50 dias.
» LEIA TAMBÉM
Com celulares em mãos, muitos tentavam registrar os últimos momentos da edificação, que guardava histórias de vida, sonhos e memórias afetivas agora destruídas pelo impacto causado pela empresa. A cena, entre a grandiosidade da máquina de demolição e a emoção dos antigos moradores, parecia saída de um filme de ficção.
Jackson Douglas, ex-morador e uma das vozes mais indignadas contra a mineradora, classificou o momento como o “apagamento da memória do crime causado pela Braskem em Maceió”. Ele ressaltou a importância de mostrar a “realidade nua e crua” do que considera o maior crime socioambiental urbano em andamento no mundo.
“Para quem morou aqui, como eu, nessas áreas afetadas, isso é doloroso, mas infelizmente tem que ser mostrado. É visível e notório o apagamento do crime, das provas que a criminosa Braskem cometeu contra nós, os afetados”, acrescentou ele.
A demolição do Edifício Aveiro, que teve início no dia 2 de junho, é parte das obras de preparação do terreno para a duplicação da Rua José da Silveira Camerino, mas para os moradores representa muito mais do que isso — é o fim simbólico de uma luta marcada por dor, perdas e injustiça.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
VEJA O MOMENTO
Constrangimento: Governador Paulo Dantas é vaiado por professores e encerra evento às pressas
-
3
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
4
DESCASO
Servidores da saúde de Atalaia anunciam paralisação em protesto por melhores condições
-
5
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha