» Sociedade
Crime da Braskem: moradores registram demolição dos prédios afetados em Maceió
Trabalhos mostram o avanço da remoção e o desafio de reconstruir vidas após o maior crime socioambiental da região 3/3
Na tarde desta quarta-feira (11/6), ex-moradores e vizinhos do Edifício Aveiro, localizado no bairro Pinheiro, em Maceió, acompanharam com tristeza parte do processo de demolição do prédio. A Braskem, responsável pela mineradora envolvida no desastre ambiental, estima que os trabalhos de demolição se estendam por aproximadamente 50 dias.
» LEIA TAMBÉM
Com celulares em mãos, muitos tentavam registrar os últimos momentos da edificação, que guardava histórias de vida, sonhos e memórias afetivas agora destruídas pelo impacto causado pela empresa. A cena, entre a grandiosidade da máquina de demolição e a emoção dos antigos moradores, parecia saída de um filme de ficção.
Jackson Douglas, ex-morador e uma das vozes mais indignadas contra a mineradora, classificou o momento como o “apagamento da memória do crime causado pela Braskem em Maceió”. Ele ressaltou a importância de mostrar a “realidade nua e crua” do que considera o maior crime socioambiental urbano em andamento no mundo.
“Para quem morou aqui, como eu, nessas áreas afetadas, isso é doloroso, mas infelizmente tem que ser mostrado. É visível e notório o apagamento do crime, das provas que a criminosa Braskem cometeu contra nós, os afetados”, acrescentou ele.
A demolição do Edifício Aveiro, que teve início no dia 2 de junho, é parte das obras de preparação do terreno para a duplicação da Rua José da Silveira Camerino, mas para os moradores representa muito mais do que isso — é o fim simbólico de uma luta marcada por dor, perdas e injustiça.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ELEIÇÕES 2026
Coronel Ivon acelera articulação e mira eleições legislativas com expansão estadual do PRD
-
3
ECONOMIA
Reforma tributária não vai elevar aluguéis e reduz impostos para a maioria dos locadores
-
4
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)
-
5
POLÍCIA
Corpo de homem é localizado às margens da BR-104 em Branquinha