» Política
STF determina soltura de ex-ministro do Turismo Gilson Machado
Alexandre de Moraes revoga prisão, mas impõe medidas cautelares; caso envolve tentativa de emissão de passaporte para Mauro Cid

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a soltura do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, preso na manhã desta sexta-feira (13) no Recife. A prisão havia sido decretada pelo próprio Moraes após investigações sobre uma suposta tentativa de emissão de passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e delator no inquérito sobre atos golpistas.
Segundo o advogado de Machado, Célio Avelino, o mandado de soltura já foi expedido, e o ex-ministro deve ser liberado nas próximas horas. No entanto, ele terá de cumprir medidas cautelares, incluindo o comparecimento periódico à Justiça, o cancelamento do passaporte, a proibição de deixar o país e a vedação de contato com outros investigados no caso.
O episódio ocorre no mesmo dia em que Mauro Cid prestou depoimento à Polícia Federal (PF) e negou qualquer intenção de fugir do Brasil. As investigações apontam, porém, que sua família viajou para os Estados Unidos no mês passado.
Contexto
Em março deste ano, Moraes já havia questionado Cid sobre o pedido de cidadania portuguesa, protocolado em 11 de janeiro de 2023 — dias após os ataques de 8 de janeiro em Brasília. Seu advogado, Cesar Bittencourt, alegou que a solicitação foi feita porque a esposa e as filhas do militar já tinham a nacionalidade portuguesa.
Bittencourt confirmou que o documento foi emitido em 2024, mas ressaltou que se trata apenas de uma carteira de identidade válida em Portugal, não de um passaporte.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
DESCASO
Servidores da saúde de Atalaia anunciam paralisação em protesto por melhores condições
-
3
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
4
VEJA O MOMENTO
Constrangimento: Governador Paulo Dantas é vaiado por professores e encerra evento às pressas
-
5
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha