» Sociedade

Chuvas em Alagoas: imagens mostram ruas de Branquinha invadidas pela água

Rede fluvial do município teria entupido; previsão é de que as chuvas continuam até a terça-feira (1°)

Ruas de Branquinha foram tomadas pelas águas de cor barrenta - Fotos: Jussara Neves/Cortesia

O município de Branquinha, na Zona da Mata de Alagoas, registra ruas inundadas. Imagens exclusivas obtidas pelo portal O Alagoano mostram vias tomadas por águas barrentas, com o avanço do rio sobre áreas urbanas. O motivo seria o entupimento da rede fluvial.

Desde a madrugada de sábado (28) que chove na região, o que sobrecarrega o sistema do município e de outros na região da Zona da Mata. A Região Metropolitana de Maceió também sofre com os efeitos das chuvas que não param de cair no estado.

Alerta máximo em Alagoas

O estado de Alagoas está em alerta máximo desde a tarde desta segunda-feira (30), conforme decreto da Defesa Civil Estadual e da Secretaria do Meio Ambiente (Semarh). O monitoramento hidrológico aponta elevação crítica nos níveis dos rios São Miguel, Manguaba e Camaragibe, além da Lagoa Manguaba. O alerta abrange as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, com risco iminente de mais alagamentos e deslizamentos.

Em São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel ultrapassou a cota de transbordamento, atingindo 429 cm – quase 50 cm acima do nível crítico. A Defesa Civil já contabiliza 177 desabrigados, abrigados em duas escolas do município. A situação é considerada a mais grave do momento, com equipes trabalhando para evitar novos danos.

Em Porto Calvo, o Rio Manguaba permanece acima do nível de atenção (236 cm contra 210 cm), enquanto a Lagoa Manguaba já transbordou em Pilar (137 cm) e está perto do limite em Marechal Deodoro (266 cm). Pequenos alagamentos já são registrados nessas áreas, com risco de piora caso as chuvas continuem.