» Política

Trump defende Bolsonaro em rede social e ataca STF: "caça às bruxas"

Presidente dos EUA critica processo contra Bolsonaro e compara situação à sua própria; julgamento no STF pode ocorrer até setembro

Bolsonaro e Trump: presidente americano defendeu o ex-presidente brasileiro. - Fotos: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump usou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (7) para defender Jair Bolsonaro e criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), classificando o processo contra o ex-presidente brasileiro como uma "caça às bruxas".

O que Trump disse?

Em sua publicação, Trump afirmou: "O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio."

O presidente norte-americano ainda comparou a situação de Bolsonaro à sua própria, dizendo que sofreu perseguição política "vezes 10". Ele também mencionou a eleição de Lula, afirmando que foi "muito apertada" e que Bolsonaro agora "lidera nas pesquisas".

Crimes Imputados a Bolsonaro


O ex-presidente brasileiro é réu no STF por suposta trama golpista e responde por acusações como:

✔ Organização criminosa armada

✔ Tentativa de golpe de Estado

✔ Dano ao patrimônio público

O julgamento deve ocorrer entre agosto e setembro, após o prazo para alegações finais da defesa.

Trump x Alexandre de Moraes


A declaração de Trump surge em meio a tensões entre seu governo e o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do caso Bolsonaro. Empresas ligadas a Trump, como a Trump Media, já entraram com ações judiciais contra Moraes, acusando-o de censura e perseguição política.

Recentemente, parlamentares dos EUA chegaram a sugerir que Moraes poderia sofrer sanções com base na Lei Global Magnitsky, que pune violações de direitos humanos.

Próximos Passos


Enquanto o STF se prepara para o julgamento, a defesa de Bolsonaro tem 15 dias para apresentar suas alegações finais. Já Moraes terá 21 dias para responder à ação judicial movida nos EUA.

Com informações do Portal Metrópoles.