» Sociedade
Professores em greve montam acampamento em frente ao Palácio do Governo em protesto por reajuste
Categoria rejeita proposta de 4,83% e exige 10% de aumento; manifestantes prometem vigília até serem recebidos pelo governador
Os trabalhadores da educação estadual em greve desde 1º de julho intensificaram seus protestos nesta terça-feira (9) ao montarem um acampamento em frente ao Palácio República dos Palmares, sede do governo de Alagoas. A manifestação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), começou com uma marcha da Secretaria da Fazenda até o palácio governamental, onde os professores decidiram permanecer em vigília para pressionar o governador Paulo Dantas.
A principal reivindicação da categoria é o aumento salarial de 10%, rejeitando a proposta de 4,83% oferecida pelo governo. Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, reforça que há recursos disponíveis: "O FUNDEB cresceu e a lei determina que 70% deve ser aplicado nos profissionais da educação. Queremos respeito e valorização". Além do reajuste, os manifestantes cobram melhorias na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho.
O acampamento conta com a participação de professores de todas as regiões do estado e terá programação política e cultural durante a noite, estendendo-se até a manhã desta quarta-feira (10). Os trabalhadores prometem permanecer no local até serem recebidos pelo governador para negociar suas demandas. Entre os pontos criticados está o congelamento do adicional de Difícil Acesso em R$ 100 há 24 anos e as travas para profissionais com mestrado.
Ocupação da frente da Sefaz
Mais cedo, a categoria realizou protesto em frente a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para pressionar o governo pelas reivindicações da greve, iniciada em 1º de julho. Os protestos ocorrem após o Seminário Estadual sobre o PNE na última quinta-feira (3), quando trabalhadores confrontaram o governador em exercício, Ronaldo Lessa (PDT), com cartazes durante seu discurso.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
IML identifica vítimas de acidente com seis mortos na AL-220, em Piranhas
-
2
POLÍCIA
Suspeito de homicídio é preso após morte de mulher no Bosque das Arapiracas
-
3
TRÊS FERIDOS
Tragédia na AL-220: colisão entre carros mata seis pessoas em Piranhas
-
4
MACEIÓ
Suspeito de feminicídio no Benedito Bentes é preso em flagrante com filhos da vítima
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Queda de árvores bloqueia estrada na Serra da Barriga e mobiliza bombeiros