» Sociedade

IMA autua prefeitura por omissão diante da presença de jacarés em área urbana

Após nova vistoria em riacho que corta o centro da cidade, órgão ambiental cobra plano de manejo e dá 20 dias para resposta

Equipe técnica do IMA esteve no local após as primeiras denúncias sobre a presença dos répteis - Fotos: Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) realizou uma vistoria, nesta quinta-feira (10/7), em Arapiraca, após o surgimento recorrente de jacarés no centro da cidade, especialmente nas imediações do Riacho Piauí. A presença dos animais tem gerado aglomeração de curiosos e representa riscos tanto para a população quanto para os próprios répteis.

Durante a ação, técnicos do órgão ambiental identificaram cerca de dez jacarés na área. Diante da ausência de medidas efetivas por parte do município, a Prefeitura de Arapiraca foi autuada por descumprir uma solicitação feita pelo IMA ainda em 2024, que determinava a apresentação de um plano de manejo para os animais em até 90 dias. Como o prazo expirou sem resposta, a gestão municipal agora tem 20 dias para apresentar quais intervenções adotará.

A preocupação aumentou nos últimos dias, quando um filhote foi avistado nas proximidades de residências. Segundo o técnico Rafael Cordeiro, do IMA, a aproximação dos animais com áreas urbanas traz riscos de ataques, atropelamentos ou maus-tratos. “Esses animais podem ser agredidos pela população, podem sofrer acidentes ou se machucar, e, caso sejam alimentados indevidamente, irão continuar retornando à área”, alertou.

A recomendação do órgão é que a população acione o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelos números (82) 98833-5879 ou 190, caso aviste jacarés ou outros animais silvestres em zonas urbanas. O objetivo é garantir um resgate seguro, que preserve tanto os moradores quanto a fauna local.