» Sociedade

Seagri e Iteral seguem em negociação após ocupação da sede por movimentos do campo

Órgãos estaduais reforçam ações de apoio à agricultura familiar enquanto atendimento ao público permanece suspenso

Seagri e Iteral seguem em negociação após ocupação da sede por movimentos do campo - Fotos: Assessoria

Nesta segunda-feira (21/7), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) informaram, por meio de nota, que seguem em diálogo com os movimentos sociais do campo, que ocuparam a sede da Seagri no início da noite de domingo (20).

Por conta da ocupação, a secretaria decidiu suspender o atendimento ao público nesta segunda-feira (21), operando em regime de home office.

Ainda no domingo, representantes da Seagri e do Iteral se reuniram com as lideranças dos movimentos, em um encontro mediado pela equipe de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar. A pauta de reivindicações foi formalmente protocolada na manhã desta segunda-feira.

A Seagri e o Iteral ressaltam que têm desenvolvido ações contínuas para o fortalecimento da produção agrícola camponesa em Alagoas, como a regularização fundiária, a entrega de maquinários e equipamentos, a distribuição de sementes e o incentivo à comercialização de produtos das organizações do campo.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) seguem com diálogo aberto com os movimentos sociais do campo, que no início da noite de domingo (20) ocuparam a sede da Seagri. Devido à ocupação, a Secretaria decidiu pela suspensão do atendimento ao público, nesta segunda-feira, mas manterá o expediente em regime de home office.

Representantes dos dois órgãos se reuniram com lideranças dos movimentos sociais ainda no domingo, com a participação da equipe de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar.

A pauta de reivindicações dos movimentos foi protocolada na manhã desta segunda-feira (21). No entanto, a Seagri e o Iteral reforçam que vêm articulando políticas públicas que fortalecem a produção agrícola camponesa em Alagoas, com ações de regularização fundiária, entrega de maquinários e equipamentos agrícolas, distribuição de sementes, ações essas que fortalecem a produção e a comercialização das organizações camponesas.”