» Sociedade

Presidente da Emater destaca papel da assistência técnica no fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas

No Dia da Agricultura Familiar, Areski Freitas afirma que ver o desenvolvimento no campo é resultado direto do trabalho dos técnicos da instituição, que já atenderam quase 9 mil agricultores só este ano

Somente este ano, o órgão atendeu quase 9 mil agricultores familiares em todo o estado - Fotos: Reprodução

“Trabalhar com assistência técnica é ver a agricultura familiar se desenvolver através do serviço prestado.” É assim que o presidente da Emater Alagoas, Areski Freitas, o Kil, resume o impacto do trabalho da instituição no campo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (25/7), data em que se celebra o Dia da Agricultura Familiar.

Segundo Kil, o papel da Emater é essencial para garantir a inclusão produtiva de milhares de famílias no estado, levando orientação, acesso a programas públicos e incentivo à produção. "Estamos trabalhando e sempre buscando expandir o atendimento, bem como capacitar os técnicos para levar mais tecnologia e informação ao campo", completou.

Somente em 2024, a Emater Alagoas já atendeu quase 9 mil agricultores familiares, prestando orientações sobre cultivo, manejo e comercialização, além de facilitar o acesso a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Fomento Rural e o Crédito Fundiário.

Um dos beneficiados é o agricultor Valdeli José da Silva, da Comunidade Quilombola Mariana, em União dos Palmares. Com apoio da Emater, ele conseguiu ingressar no PAA e garantir mercado para sua produção de macaxeira, antes comprometida por falta de escoamento.

“Agradeço a Deus e ao trabalho da Emater. Se não fosse a Emater, eu teria hoje, no mínimo, 350 caixas de mandioca que estariam perdidas, porque não tinha um comércio para elas. Se não fosse o trabalho de toda a equipe, minha produção estaria perdida. Se não fosse o trabalho deles, os pequenos agricultores, como eu, estariam na pior”, afirmou.

*Com informações da Assessoria