» Sociedade

União dos Palmares será um dos polos do Encceja 2025 em Alagoas

Exame que garante certificação do ensino fundamental e médio será aplicado no dia 3 de agosto em oito cidades alagoanas

Exame ajuda a retomar a escolaridade de jovens e adultos - Fotos: Ana Paula Lins/Ascom Seduc

União dos Palmares está entre os oito municípios alagoanos que receberão as provas da edição 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame será aplicado no próximo dia 3 de agosto, nos turnos matutino e vespertino.

Além de União, também serão polos de aplicação as cidades de Maceió, Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja é uma iniciativa gratuita do Governo Federal que permite ao participante, se aprovado, obter a certificação do ensino fundamental ou médio.

Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos completos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio). A certificação é concedida apenas aos candidatos que alcançarem ao menos 100 pontos nas quatro áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 na redação.

Os candidatos já podem consultar seus locais de prova no Sistema Encceja (enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

Horários das provas

No período da manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas acontecem das 9h às 13h. Já no turno vespertino, os portões abrem às 14h30, fecham às 15h15 e as provas são aplicadas das 15h30 às 20h30.

Para o ensino fundamental, serão aplicadas provas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Geografia. Já para o ensino médio, os conteúdos avaliados incluem Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Edição 2024

Na edição de 2024, Alagoas registrou 10.456 participantes no Encceja, superando os 9.613 inscritos do ano anterior. Maceió e Arapiraca lideraram o número de candidatos, mas União dos Palmares segue como um dos principais polos da Zona da Mata, reforçando a importância da educação para jovens e adultos da região.