» Sociedade
TJAL discute com o MP aperfeiçoamento no uso de tornozeleiras eletrônicas para agressores
Instituições avançam na construção de termo de cooperação para agilizar e fiscalizar medidas protetivas em casos de violência doméstica
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participou, nesta sexta-feira (25/7), de uma reunião com o Ministério Público do Estado (MPE) para discutir ajustes em um termo de cooperação que busca aprimorar o monitoramento eletrônico de agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
O encontro contou com a presença do juiz Thiago Morais, auxiliar da Presidência do TJAL, representando o desembargador-presidente Fábio Bittencourt, e da juíza Veridiana Oliveira. A iniciativa também envolve a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), reunindo diferentes instituições com o propósito de garantir mais eficácia à aplicação das medidas protetivas com tornozeleiras eletrônicas.
“O grande objetivo desse termo de cooperação que está sendo gestado é criar um fluxo que garanta a celeridade na implementação dessa medida cautelar de monitoramento eletrônico”, explicou o juiz Thiago Morais.
O termo está em fase de elaboração, e o TJAL apresentou sugestões para otimizar a redação do documento, que será discutido com os demais órgãos antes da assinatura e posterior execução.
De acordo com o promotor Humberto Henrique Bulhões, chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, a iniciativa segue uma diretriz nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que recomenda a implementação de fluxos interinstitucionais para melhorar a gestão e fiscalização do uso de tornozeleiras em casos de violência doméstica.
A proposta vem sendo discutida de forma individualizada com cada instituição, para que o texto final reflita as responsabilidades e competências de cada órgão envolvido no combate à violência contra a mulher.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
DESCASO
Servidores da saúde de Atalaia anunciam paralisação em protesto por melhores condições
-
3
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
4
VEJA O MOMENTO
Constrangimento: Governador Paulo Dantas é vaiado por professores e encerra evento às pressas
-
5
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha