» Sociedade

União dos Palmares recebe Festival Estadual da Inclusão com ações de combate ao capacitismo

Evento promovido pela Secdef reuniu palestras, letramento inclusivo e emissão da Ciptea, fortalecendo a visibilidade e os direitos das pessoas com deficiência

Tereza Nelma destacou que o festival tem dado visibilidade às pessoas com deficiência - Fotos: Walbert Valença/Ascom Secdef

União dos Palmares recebeu, nesta quarta-feira (27/8), mais uma edição do 3º Festival Estadual da Inclusão, promovendo palestras, atividades e capacitações voltadas ao combate ao capacitismo e à conscientização sobre o autismo. O evento faz parte do programa Alagoas + Inclusiva, coordenado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).

A gestora da pasta, Tereza Nelma, destacou que o festival tem o propósito de derrubar barreiras e preconceitos. “O letramento anticapacitista busca quebrar posturas discriminatórias e construir uma cultura inclusiva em todo o território alagoano”, afirmou.

A primeira-dama e a secretária de Assistência Social e Inclusão de União dos Palmares, Alane Menezes, ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “O evento é uma oportunidade de celebrar a diversidade, promover a inclusão e fortalecer a acessibilidade em União dos Palmares.”

Além das palestras, o encontro contou com capacitação sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além da emissão do documento para os participantes.

Já realizado em Maceió e Arapiraca neste ano, o Festival Estadual da Inclusão faz parte do programa Alagoas + Inclusiva e reforça o compromisso do estado em ampliar o acesso à cidadania.