» Política
TRE-AL confirma cassação de vereadores do PT em Dois Riachos por fraude à cota de gênero
Candidatura fictícia de Roberta Heloísa da Silva levou à nulidade dos votos do partido; decisão ainda cabe recurso
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) confirmou nesta segunda-feira (1º/9) a cassação de vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Dois Riachos, no Sertão alagoano, por fraude à cota de gênero. O julgamento, iniciado em 18 de agosto de 2025, sofreu dois adiamentos após pedidos de vista do desembargador Milton Gonçalves Ferreira Netto.
O caso, registrado no Recurso Eleitoral nº 0600365-61.2024.6.02.0046, teve decisão apertada do pleno do TRE-AL. Segundo o relator, desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, a candidata Roberta Heloísa da Silva não realizou campanha efetiva, recebendo apenas dois votos e sem registrar movimentação em redes sociais, participação em eventos políticos ou produção de material de campanha.
O Tribunal considerou a candidatura de Roberta fictícia, reconhecendo a prática de fraude à cota de gênero e anulando os votos do PT em Dois Riachos, sem necessidade de retorno à 46ª Zona Eleitoral de Cacimbinhas. Houve divergência entre os desembargadores, mas prevaleceu o voto do relator, consolidando a cassação dos parlamentares petistas.
A decisão ainda pode ser contestada por embargos de declaração no próprio TRE-AL ou, se preenchidos os requisitos, por recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Operação da Polícia Civil prende cinco suspeitos de homicídios em Maceió e Rio Largo
-
2
UNIÃO DOS PALMARES
Ex-governador recebe alta hospitalar
-
3
POLÍCIA
Forças de segurança prendem dupla suspeita de matar idosa em São Miguel dos Campos
-
4
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Trecho entre Jatobá e Várzea Grande é interditado temporariamente para obras de pavimentação