» Política

Marluce Caldas toma posse como ministra do STJ e assume relatoria da Lava Jato

Procuradora de Justiça de Alagoas construiu carreira na área criminal e de direitos humanos

Marluce Caldas toma posse como ministra do STJ e assume relatoria da Lava Jato - Fotos: Emerson Leal//STJ

A procuradora de Justiça Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas (MP), tomou posse nesta quinta-feira (4/9) como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela passa a integrar a 5ª Turma da Corte, especializada em direito penal, e será responsável pela relatoria dos processos remanescentes da Operação Lava Jato, que estavam sob análise provisória do desembargador convocado Carlos Cini Marchionatti.

Marluce assume a cadeira deixada por Laurita Vaz, aposentada em outubro de 2024. A nomeação para o cargo ocorreu após mais de sete meses de indefinição, período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou a escolha dos novos ministros.

Natural de Alagoas, Marluce ingressou no Ministério Público em 1986, destacando-se na área criminal e em pautas de direitos humanos. Também teve papel ativo nas discussões que resultaram na criação da Lei Seca. Ela é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL.

Sua posse foi acompanhada por autoridades e lideranças políticas, entre elas o senador Renan Calheiros (MDB-AL), um dos principais apoiadores de sua candidatura.

No mesmo dia, também tomou posse o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que passa a integrar a 6ª Turma do STJ, igualmente dedicada a julgamentos criminais.