» Política

Deputado Fabio Costa classifica como "hipocrisia" posicionamento de Renan's Calheiros

Parlamentar criticou declarações do senador e de seu filho, o ministro Renan Filho, sobre os presos do 8 de Janeiro

Deputado Fabio Costa classifica como "hipocrisia" posicionamento de Renan's Calheiros - Fotos: Reprodução

O deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL) usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (5/9), para rebater as declarações do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), sobre os atos de 8 de Janeiro. No vídeo, o parlamentar classificou como “hipocrisia” o posicionamento dos dois em relação à anistia dos presos.

“Para eles, essas pessoas não merecem perdão. É justa a prisão de idosos, de pessoas doentes, como o Clézão, que morreu na cadeia, e também de mulheres cuja única arma era uma Bíblia. Mesmo sem provas de depredação, muitos réus primários foram condenados a 14, 16 e até 17 anos de prisão”, declarou.

O deputado ainda comparou o episódio com protestos de militantes ligados a centrais sindicais e movimentos de esquerda em 2017, quando prédios públicos foram depredados em Brasília. “Naquela época, não se falou em terrorismo, nem em penas de 17 anos de prisão para ninguém. Para os Calheiros, quem protesta contra o atual regime merece morrer na cadeia, mas quem é amigo do sistema, mesmo com ficha suja, merece continuar mandando no país”, completou.

O deputado citou ainda casos de réus primários condenados e lembrou da morte de um detento em decorrência de problemas de saúde. “Para Renan pai e Renan filho isso é justo, mas vamos lembrar quem eles são. Renan já foi alvo de inquéritos por corrupção e lavagem de dinheiro e nunca usou tornozeleira. Renan Filho é aliado de Lula, presidente que foi condenado em várias instâncias e depois descondenado pelo Supremo”, declarou.