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Tecnologia desenvolvida em Maceió promete agilizar tratamento do câncer de mama no SUS
Aplicativo Navi usa inteligência artificial para orientar pacientes, otimizar atendimento e reduzir custos hospitalares

Um grupo formado por médicas especialistas em câncer de mama, uma pesquisadora e um mentor de startups desenvolveu uma tecnologia que visa agilizar o tratamento da doença no Brasil e reduzir custos dos centros de saúde. O projeto, chamado Navi, conquistou o primeiro lugar na maratona de inovação Hack Massa, promovida pela Prefeitura de Maceió, e agora passa por validação no Hospital de Amor, referência em oncologia no país.
A Navi utiliza inteligência artificial generativa para facilitar o contato entre pacientes e a rede de diagnóstico do SUS, oferecendo orientações em áudio e texto, agendamento de exames e consultas, além de acolhimento personalizado. Para os profissionais de saúde, a plataforma ajuda a organizar dados, avaliar laudos e direcionar o fluxo de atendimento de forma mais rápida e eficiente, aumentando as chances de cura e reduzindo custos hospitalares.
“O diagnóstico precoce, a informação precisa e o início rápido do tratamento são fatores cruciais para enfrentar o câncer de mama. E este processo é muito desafiador, especialmente se olharmos para a população de baixa renda. Por isso, acreditamos que a Navi pode trazer uma grande contribuição para milhares de mulheres e suas famílias”, explica a médica geneticista Ana Karolina Maia, líder do projeto.
A equipe inclui ainda a oncologista Vanessa Reis, a mastologista Juliana Bitencourt, a doutora em genética e biologia molecular Débora Michelatto e o mentor de startups Marcos Betiati, responsável pela modelagem do negócio e aplicação da inteligência artificial. Todos têm experiência consolidada em saúde, pesquisa e inovação.
Como parte da premiação, o time iniciou uma fase de aceleração junto à equipe técnica do Hospital de Amor, que já realiza mutirões itinerantes de mamografia em parceria com a Prefeitura de Maceió. A Navi também se destaca por adaptar a linguagem ao perfil de cada paciente, combinando tecnologia e humanização no cuidado.
*Com informações da Assessoria
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