» Sociedade

Alagoas inicia Campanha de Multivacinação na próxima segunda-feira (6)

A ação, que segue até 31 de outubro nos 102 municípios do estado, busca atualizar cadernetas e ampliar a proteção contra doenças como pólio, sarampo e HPV

Alagoas inicia Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos na próxima segunda-feira (6) - Fotos: Assessoria/Sesau

A partir da próxima segunda-feira (6/10), terá início em todos os 102 municípios de Alagoas a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado, busca atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a cobertura contra diversas doenças preveníveis.

A mobilização seguirá até o dia 31 de outubro, com o Dia D marcado para o sábado, 18, quando os postos de saúde estarão abertos em horário especial para atender o maior número de famílias. Entre as vacinas oferecidas estão as que protegem contra a poliomielite, sarampo, febre amarela, HPV e covid-19.

De acordo com a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis. O processo será feito de forma seletiva, de acordo com a necessidade apresentada em cada caderneta. “Além de atualizar a rotina, recomendamos atenção especial para a vacinação contra o sarampo, diante do cenário epidemiológico no Brasil. Pessoas de 12 meses a 59 anos devem ter o esquema vacinal em dia, e aqueles sem registro de doses precisam receber a imunização conforme as normas do calendário”, destacou.

A estratégia também envolve suporte técnico do PNI estadual aos municípios, com a meta de resgatar as altas coberturas vacinais e reduzir o risco de retorno de doenças já controladas. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas em todo o país.

Além do atendimento presencial, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças pelo aplicativo Meu SUS Digital, que já oferece acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança.