» Sociedade

Justiça Itinerante leva cidadania a Jacuípe e beneficia população ribeirinha

Padre e moradores aproveitam ação do Tribunal de Justiça de Alagoas para emitir documentos e resolver pendências cíveis

Fábio Bittencourt destacou o papel social da Justiça Itinerante - Fotos: Caio Loureiro

A população de Jacuípe recebeu, nesta sexta-feira (10/10), mais uma edição da Justiça Itinerante, programa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) que leva serviços gratuitos de documentação e atendimento jurídico às comunidades do interior. A ação contou com o apoio da Prefeitura e de diversos órgãos estaduais e federais.

Entre os atendidos estava o padre Jonathan Ramos, de 36 anos, que aproveitou o evento para atualizar seus documentos. “Meu pai me reconheceu como filho, então, vim regularizar a situação no RG, título de eleitor e carteira de reservista, agora com o sobrenome do meu pai”, contou.

Além da emissão de documentos, a iniciativa ofereceu atendimentos de saúde, assistência social e a resolução de demandas cíveis de baixa complexidade, como divórcios consensuais e expedição de alvarás judiciais. A moradora Lígia Lima, de 43 anos, aproveitou para solicitar a segunda via da certidão de nascimento perdida durante uma enchente. “Achei bom porque hoje eles vieram aqui”, disse.

O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, acompanhou a ação e destacou o papel social da iniciativa. “É com muita satisfação que os Poderes unidos trazem serviços em prol da comunidade. Com trabalho e participação, sempre vamos obter bons resultados”, afirmou.

A ação fez parte do projeto “Justiça dos Povos Vulneráveis”, que já atendeu comunidades indígenas em Palmeira dos Índios e ciganas em Penedo. O coordenador da Itinerante, juiz André Gêda, informou que a próxima edição atenderá a população quilombola em União dos Palmares, em novembro.

*Com informações da Assessoria