» Sociedade

Gosta de café? Anvisa proíbe produto famoso; saiba qual foi retirado do mercado

Agência determinou a suspensão do “Fellow Criativo”, da marca Cafellow, por conter ingrediente não autorizado e alegações de saúde sem aprovação

Anvisa proíbe venda de “café em sachê” - Fotos: Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (28/10), a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto Fellow Criativo, da marca Cafellow, anunciado como “pó para preparo de café em sachê”. A medida foi publicada após a constatação de irregularidades na formulação e na rotulagem do produto.

De acordo com a Anvisa, o Fellow Criativo contém extrato de cogumelo Agaricus Bisporus, um ingrediente que não foi avaliado quanto à segurança para uso em alimentos. Além disso, a embalagem e a publicidade do produto afirmavam que ele ajudava no “controle de insulina” e “diminuição do colesterol”, alegações funcionais que não possuem aprovação da agência. O órgão ainda destacou que as informações do rótulo podem induzir o consumidor a erro, levando-o a acreditar que se trata de café puro.

A Cafellow informou, em nota, que suspendeu a comercialização, distribuição e propaganda do produto, afirmando estar tomando as providências para regularizar o registro junto à Anvisa. A empresa disse manter “compromisso com a transparência, qualidade e inovação responsável” e espera retomar as vendas “o mais breve possível”.

De acordo com a legislação brasileira, somente produtos feitos exclusivamente com grãos de café podem ser comercializados sob essa denominação. Misturas com outros ingredientes, como cogumelos, são proibidas e não se enquadram na categoria de café, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), que reforçou que o produto da Cafellow não possui registro nem certificação no setor.

Além do Fellow Criativo, a Cafellow comercializa outras versões em sachê — Fellow Determinado e Fellow Sensual —, que não foram alvo da proibição. A Anvisa reforçou que segue monitorando produtos similares que possam apresentar alegações indevidas ou composição irregular no mercado brasileiro.