» Sociedade
Secretaria de Comunicação repudia fala de palestrante que atacou imprensa alagoana durante evento
Wendel Palhares critica declaração feita em evento da SSP e reforça compromisso público com a liberdade e o respeito ao jornalismo
O Governo de Alagoas divulgou, na tarde desta segunda-feira (17/11), uma nota pública rebatendo declarações feitas por um palestrante durante um evento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O convidado utilizou reportagens de veículos locais para atacar o jornalismo alagoano e sugerir práticas que, na avaliação do governo, representam cerceamento à liberdade de imprensa.
A Secretaria de Estado da Comunicação, comandada por Wendel Palhares, e a própria SSP assinam o posicionamento conjunto. No texto, as pastas afirmam que a fala do palestrante “não representa — em nenhuma circunstância — a posição do Governo de Alagoas”, destacando que a gestão mantém compromisso permanente com o trabalho jornalístico e com a liberdade de imprensa.
A nota reforça que o atual governo adotou medidas diretas de valorização dos profissionais de comunicação, como a reativação do Conselho de Comunicação Social, a criação do Núcleo de Integridade da Informação, além da equiparação salarial dos assessores ao piso da categoria. O texto afirma ainda que a relação do Estado com a imprensa é pautada por transparência, respeito e diálogo institucional.
Confira nota na íntegra:
"NOTA - Governo repudia fala de palestrante que ataca trabalho da imprensa alagoana
As secretarias de Estado da Comunicação e da Segurança Pública lamentam a declaração feita por um palestrante em evento recente da SSP, onde usou reportagens locais para desvirtuar o papel social do jornalismo, atacar veículos de comunicação e estimular o cerceamento à liberdade de imprensa.
A fala não representa — em nenhuma circunstância — a posição do Governo de Alagoas, que tem se pautado numa política clara de defesa da liberdade de imprensa, de respeito absoluto ao trabalho jornalístico e de valorização dos profissionais de comunicação.
Esses são compromissos inalienáveis de uma gestão que reativou o Conselho de Comunicação Social, instalou o Núcleo de Integridade da Informação, reequiparou o salário dos assessores de comunicação ao piso da categoria e consolidou uma relação madura, transparente e respeitosa com a imprensa, e que entende a comunicação profissional como pilar de instituições fortes e de uma sociedade melhor informada.
Por isso, repudiamos o teor da declaração, ao tempo em que manifestamos nosso reconhecimento ao trabalho sério da Mídia Caeté, do Extra Alagoas e de toda a imprensa alagoana, cujo papel é decisivo para garantir informação de qualidade e fortalecer a democracia."
» MAIS LIDAS
-
1
NA MIRA DA JUSTIÇA
MP de Alagoas cobra explicações do prefeito de Viçosa sobre contratações irregulares
-
2
UNIÃO DOS PALMARES
Laranjal da Câmara: Nenzinha cita presidente da Câmara em suposto esquema de terrenos
-
3
ALAGOAS
Saiba quem é Diogo Andrade, empresário e político preso pela PF com R$ 270 mil em Murici
-
4
UNIÃO DOS PALMARES
Vereador Nenzinha é acusado de ameaça após cidadão cobrar informações públicas
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Após denúncias: Ministério Público instaura inquérito contra vereador Nenzinha