» Sociedade

Santana do Mundaú celebra cultura afro-brasileira com Concurso Garota Quilombola

Evento reuniu jovens de comunidades tradicionais e reforçou o compromisso do município com a valorização da identidade e da memória quilombola

Santana do Mundaú celebra cultura afro-brasileira com Concurso Garota Quilombola - Fotos: Gustavo Lopes/O Alagoano

Santana do Mundaú viveu uma tarde marcada por emoção, cultura e representatividade durante a realização do Concurso Garota Quilombola, nesta quarta-feira (19/11). A iniciativa, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e executada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, se consolidou como um importante ato de fortalecimento da identidade negra e de incentivo ao protagonismo feminino quilombola.

O evento reuniu onze jovens de comunidades tradicionais do município, que dividiram a passarela com apresentações, manifestações culturais e momentos que exaltaram a história e a ancestralidade afro-brasileira. Após avaliação, o júri elegeu como vencedora Raiane dos Santos, representante da Comunidade Quilombola Mariana. O segundo lugar ficou com Maria Gabriele Silva, da Comunidade Quilombola Jussarinha, enquanto Ana Paula da Conceição, da Comunidade Quilombola Filús, garantiu a terceira colocação.

Para a secretária de Educação, Daniele Marcia, a realização do concurso fortalece a memória coletiva do município e reconhece o valor da juventude quilombola. “Um desfile que celebra histórias, inspira orgulho e reforça o valor da diversidade na nossa cidade. Foi um momento lindo de cultura e tradição que fortalece e mantém viva a memória quilombola. Parabéns a todas as participantes pela presença, potência e fundamento; e nosso agradecimento especial ao prefeito André Castro pelo apoio de sempre a esta e outras importantes iniciativas”, afirmou.