» Política
Laranjal da Câmara: Nenzinha cita presidente da Câmara em suposto esquema de terrenos
Vídeo divulgado por Ray Mendonça mostra Nenzinha citando Dé Moto Táxi e admitindo que terrenos ligados a políticos estariam registrados em nome de terceiros
Um vídeo divulgado pelo empresário Ray Mendonça expôs uma conversa telefônica em que o vereador Givanildo Gomes da Silva, vulgo Nenzinha, admite o uso de “laranjas” para registrar terrenos que, segundo ele, pertencem a políticos de União dos Palmares. Nas gravações, o vereador não apenas confirma a prática, como cita o nome do presidente da Câmara, Dé Moto Táxi, como envolvido na posse de propriedades cadastradas em nome de terceiros.
Durante a conversa, tornada pública por Ray nas redes sociais, Nenzinha afirma que terrenos usados por ele e por Dé Moto Táxi estavam registrados em nome de pessoas “nossas”, numa referência aos supostos laranjas. Em um trecho, ao falar sobre um terreno da região da Juvenal Mendonça, o vereador declara: “Aquele terreno era meu e entrou na partilha. Eu tenho documento registrado. Ele ainda tá no nome da pessoa que é nossa.”
Ray Mendonça questionou na ligação sobre a existência de terrenos do município vinculados a vereadores, o vereador tentou dissociar a prática do exercício do mandato, mas acaba citando nomes da própria Câmara: “Não é do vereador. Esqueça vereador. Aqui é a pessoa física. Eu, Dé, Sandro Couto… tá envolvido.”
O empresário afirma que decidiu divulgar as gravações após ser exposto nas redes sociais por Nenzinha, que teria tentado intimidá-lo depois de perceber que suas declarações estavam sendo registradas. Segundo o empresário, os trechos publicados representam apenas parte de uma conversa de quase 30 minutos, que estaria sendo entregue às autoridades competentes.
Entenda o caso
O caso ocorreu após o empresário Ray Mendonça registrar um boletim de ocorrência acusando Nenzinha de tê-lo ameaçado por telefone depois de um pedido de informação pública feito via Lei de Acesso à Informação. No documento, Mendonça alega que o vereador teria dito: “quem vai pra dentro pra você sou eu”, frase que interpretou como ameaça direta.
O documento registra ainda que o cidadão anexou gravações da ligação e cópias do protocolo do ofício como provas. Ele pede medidas protetivas de urgência, alegando temer por sua segurança física e psicológica, já que o suposto autor das ameaças é uma autoridade política do município.
Procurado pela reportagem do portal O Alagoano, o vereador Nenzinha negou as acusações de ameaça e afirmou que irá recorrer à Justiça. “Estou entrando com ação contra esse cidadão. Na minha fala em nenhum momento teve ameaça. Mandei puxar a vida dele e o próprio responde por lei Maria da Penha, entre outras ações”, declarou o parlamentar.
A Redação também entrou em contato com o vereador Dé Mototáxi, mas até o fechamento desta reportagem, nossa mensagem não foi respondida.
» MAIS LIDAS
-
1
NA MIRA DA JUSTIÇA
MP de Alagoas cobra explicações do prefeito de Viçosa sobre contratações irregulares
-
2
ALAGOAS
Saiba quem é Diogo Andrade, empresário e político preso pela PF com R$ 270 mil em Murici
-
3
UNIÃO DOS PALMARES
Laranjal da Câmara: Nenzinha cita presidente da Câmara em suposto esquema de terrenos
-
4
UNIÃO DOS PALMARES
Vereador Nenzinha é acusado de ameaça após cidadão cobrar informações públicas
-
5
MAIS DE R$ 250 MIL
Empresário é preso em flagrante por suspeita de corrupção ativa em Murici