» Sociedade
Falta de prevenção coloca jovens no topo dos casos de Aids em Alagoas
Dados do Ministério da Saúde mostram avanço da doença entre pessoas de 20 a 34 anos e reforçam alerta para medidas de prevenção oferecidas pelo SUS
Mesmo com a ampla oferta de métodos preventivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os jovens seguem liderando os novos casos de Aids em Alagoas. Dados divulgados nesta segunda-feira (1º/12), Dia Mundial de Luta contra a Aids, pelo Ministério da Saúde indicam que, dos 300 casos registrados em 2025 no estado, 115 ocorreram entre pessoas de 20 a 34 anos — faixa que ocupa o topo do ranking de infecções.
Logo atrás, aparecem adultos de 35 a 49 anos, que contabilizam 105 diagnósticos. As demais faixas etárias seguem com números menores: 53 casos entre 50 e 64 anos; 15 registros entre 65 e 79 anos; sete entre adolescentes de 15 a 19 anos; e dois casos entre pessoas com 80 anos ou mais. Também houve o registro de um caso em cada uma das faixas de menores de 1 ano, de 1 a 4 anos e de 5 a 9 anos. Não houve notificações entre crianças de 10 a 14 anos.
Para o infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renee Oliveira, os números reforçam um cenário preocupante de descuido entre o público mais jovem. Ele lembra que, embora a Aids não tenha cura, a prevenção é simples e amplamente acessível no SUS. “O uso correto do preservativo e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes são medidas eficazes. Seguindo as orientações dos profissionais de saúde, o risco de infecção é praticamente eliminado”, destacou.
O especialista também lembrou que preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos. Ainda assim, o comportamento de risco tem impulsionado o aumento de infecções entre jovens adultos. Além dos novos casos, o estado registrou 137 mortes relacionadas à Aids em 2025, segundo o Ministério da Saúde. O cenário, afirma o infectologista, reforça a urgência de retomar campanhas educativas e fortalecer ações de conscientização.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)
-
3
CORRIDA ELEITORAL
Encontro entre Arthur Lira e Coronel Ivon do PRD discute aliança eleitoral para 2026
-
4
VEJA ORIENTAÇÕES
Procon Alagoas alerta consumidores sobre golpes em aluguéis por temporada durante o verão
-
5
UNIÃO E REGIÃO
BPA resgata 27 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular na Zona da Mata alagoana