» Sociedade

Prefeito de Santana do Mundaú recebe medalha nacional por avanços na alfabetização infantil

Município está entre os 78 do país homenageados na Câmara dos Deputados por destaque no combate ao analfabetismo escolar

Prefeito eleito de Santana do Mundaú, André Castro - Fotos: Reprodução

O trabalho desenvolvido na educação de Santana do Mundaú ganhou reconhecimento nacional na última quarta-feira (17/12). Em solenidade realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o prefeito André Castro foi homenageado com a Medalha “Prefeitos pela Alfabetização das Crianças”, honraria concedida a gestores municipais que se destacaram no enfrentamento ao analfabetismo escolar no Brasil.

A medalha foi entregue a apenas 78 municípios brasileiros que apresentaram resultados expressivos na alfabetização na idade certa. Em Alagoas, somente três cidades foram contempladas com a comenda, o que reforça o protagonismo de Santana do Mundaú no cenário educacional estadual e nacional.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou a importância da alfabetização como base para o desenvolvimento do país. “Quando escolhemos cuidar da educação, optamos por cuidar do próprio Brasil, porque nenhuma construção nacional é mais duradoura do que aquela erguida na base do conhecimento”, afirmou.

Ao receber a homenagem, o prefeito André Castro ressaltou que o reconhecimento amplia o senso de responsabilidade da gestão municipal. “Há pouco mais de oitos anos, iniciamos uma verdadeira transformação na educação de Santana do Mundaú. Com o então prefeito Arthur Freitas, eu também exerci o cargo de secretário, e, junto com uma equipe virtuosa e estudantes dedicados, asseguramos avanços nunca antes conquistados, como o de melhor IDEB do Brasil nos anos finais e o município que mais alfabetiza estudantes na idade certa em Alagoas”, destacou.

Segundo o gestor, o compromisso com a educação segue como prioridade da administração municipal. “Agora, como gestor, seguimos firmes no fortalecimento do protagonismo estudantil, ofertando a todos o acesso à um ensino de qualidade e realizando investimentos estruturantes que asseguram não somente resultados positivos no dia a dia; mas também, reconhecimentos como esse, que vêm para coroar todo o trabalho que estamos desenvolvendo. Acelera”, concluiu André Castro.