» Sociedade
Novo Cadastro Único moderniza atendimento e amplia controle sobre programas sociais no Brasil
Sistema lançado em 2025 integra bases de dados do governo, agiliza cadastros e reforça o combate a fraudes
Principal porta de entrada para os programas sociais do Governo do Brasil, o Cadastro Único passou por uma das maiores transformações de sua história. Em 2025, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) colocou em funcionamento um novo sistema que modernizou a gestão das informações e facilitou o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade às políticas públicas.
Atualmente, o CadÚnico reúne dados de mais de 41,6 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 95 milhões de pessoas em todo o país. Além de garantir o acesso a benefícios sociais, a base funciona como um retrato detalhado da pobreza e da baixa renda no território nacional.
A nova plataforma, desenvolvida pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), substituiu o sistema anterior, que estava em vigor desde 2010. A atualização trouxe um portal integrado de dados, ferramentas de capacitação para gestores e relatórios avançados de análise de riscos, com alertas automáticos para possíveis fraudes.
Segundo o secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Osório, a mudança representou um salto tecnológico. “Em março, depois de dois anos de muito trabalho e preparação, o governo lançou a nova plataforma do Cadastro Único. Essa plataforma é interoperável e integrada com outras bases de dados do governo”, explicou.
Com a modernização, o CPF passou a ser a chave única do sistema. Ao inserir o número do beneficiário, o operador acessa automaticamente informações cruzadas com bases como Receita Federal, Previdência Social, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), registros de óbitos e nascimentos, entre outras. Isso reduziu o tempo das entrevistas e tornou o processo mais ágil nos cerca de 9,5 mil postos de atendimento espalhados pelo país.
“A plataforma permite que a gente faça de uma forma muito mais ágil os processos que antes demoravam muito tempo para serem feitos. As entrevistas do cadastro estão mais curtas, mais rápidas e mais ágeis, graças ao novo sistema”, destacou Osório.
Outro avanço importante é o reforço na segurança das informações. O sistema utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar comportamentos atípicos e prevenir irregularidades antes que se transformem em fraudes. “O sistema também é mais seguro no sentido de proteger as informações do cidadão”, completou o secretário.
A nova versão do CadÚnico também funciona em modo offline, permitindo o cadastramento em regiões sem acesso à internet. Os dados são sincronizados posteriormente, o que fortalece ações de busca ativa e amplia o alcance das políticas sociais em áreas mais remotas.
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
24 E 25 DE JANEIRO
Prefeitura de Branquinha divulga atrações musicais da Festa de São Sebastião 2026
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
CONFIRA
Governo federal divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2026
-
5
VEJA O QUE ABRE E FECHA
Semana do Natal altera horários de serviços públicos e comércio em Alagoas; confira