» Sociedade
Justiça libera programa CNH do Brasil e garante novas regras para tirar habilitação
Decisão atende recurso da AGU e mantém novas regras que podem reduzir em até 80% o custo para obtenção da carteira de motorista
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou, nesta sexta-feira (26/12), que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou a liminar da Justiça Federal de Mato Grosso que havia suspendido o programa CNH do Brasil, iniciativa do governo federal voltada à ampliação do acesso da população à Carteira Nacional de Habilitação.
A decisão foi tomada após recurso apresentado pela AGU e restabelece a validade das novas regras definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na avaliação do desembargador federal João Batista Moreira, o órgão atuou dentro de sua competência legal ao regulamentar mudanças no processo de obtenção da CNH.
Em nota, a AGU destacou que a suspensão da liminar evita prejuízos aos cidadãos e garante a uniformidade do Sistema Nacional de Trânsito, assegurando que as normas sejam aplicadas de forma igual em todo o país.
Entre as principais alterações mantidas pela decisão está o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a preparação dos exames teórico e prático aplicados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Com a mudança, os candidatos poderão optar por outras formas de preparação, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelos órgãos de trânsito.
A expectativa do governo federal é que a flexibilização reduza significativamente os custos do processo de habilitação, que atualmente podem chegar a cerca de R$ 5 mil. Com o novo modelo, a economia para os candidatos pode alcançar até 80%, ampliando o acesso ao documento e facilitando a mobilidade e a inserção no mercado de trabalho.
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
24 E 25 DE JANEIRO
Prefeitura de Branquinha divulga atrações musicais da Festa de São Sebastião 2026
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
CONFIRA
Governo federal divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2026
-
5
VEJA O QUE ABRE E FECHA
Semana do Natal altera horários de serviços públicos e comércio em Alagoas; confira