» Sociedade

Incomodando? Veja como bloquear ligações de telemarketing pelo Não Me Perturbe

Plataforma nacional já soma mais de 14 milhões de cadastros e permite barrar chamadas de operadoras e ofertas consignadas

Plataforma Não Perturbe - Fotos: Divulgação

As ligações insistentes de telemarketing continuam entre as principais queixas dos consumidores brasileiros. Para reduzir esse problema, a plataforma "Não Me Perturbe" vem ganhando cada vez mais adesão e já encerrou 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados em todo o país. A ferramenta permite ao usuário bloquear chamadas de ofertas de serviços feitas por prestadoras de telecomunicações e instituições ligadas a produtos consignados.

Somente no último ano, a plataforma registrou uma média de quase cinco mil novos cadastros por dia, reflexo do incômodo causado por chamadas repetitivas e não solicitadas. O Distrito Federal lidera proporcionalmente o ranking de adesão, com 9,4% da base de telefones fixos e móveis cadastrada.

Desde setembro de 2024, todas as prestadoras de serviços de telecomunicações passaram a ser obrigadas a aderir ao Não Me Perturbe, após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Antes disso, a participação era restrita às empresas vinculadas ao Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART).

O que o bloqueio impede

Ao se cadastrar, o consumidor deixa de receber ligações de telemarketing relacionadas à oferta de:

• telefonia móvel e fixa;

• TV por assinatura;

• internet;

• empréstimo consignado;

• cartão de crédito consignado.

Segundo a Anatel, o bloqueio não se aplica a chamadas para confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças ou retenção em pedidos de portabilidade, mesmo quando há oferta de refinanciamento.

Como se cadastrar

O cadastro é gratuito e pode ser feito de forma rápida:

• pelo site oficial da plataforma;

• pelo aplicativo Não Me Perturbe;

• ou com auxílio dos Procons, em todo o Brasil.

Após o registro, as empresas selecionadas têm prazo de até 30 dias corridos para efetivar o bloqueio das ligações.

Serviço criado para combater abusos

A criação do cadastro nacional Não Me Perturbe foi determinada pela Anatel em 2019, como medida para enfrentar o volume excessivo de chamadas indesejadas. A plataforma entrou em funcionamento em 16 de julho daquele ano e foi implementada pelo setor de telecomunicações, com apoio da ABR Telecom. Atualmente, a manutenção é feita pela Conexis Brasil Digital.

A ferramenta se consolida como uma das principais alternativas para quem busca mais tranquilidade no uso do telefone e maior controle sobre contatos comerciais.