» Sociedade
MP registra 13 ocorrências no Sertão durante plantão de Carnaval; tentativa de homicídio é destaque
Embriaguez ao volante e brigas lideram registros; agressor preso em Ouro Branco já tinha mandado em aberto
O plantão do Ministério Público de Alagoas (MPAL) no Sertão contabilizou 13 ocorrências entre sábado (14) e domingo (15) de Carnaval, resultando em 13 audiências de custódia — sete no primeiro dia e seis no segundo. Entre os casos, uma tentativa de homicídio registrada por câmeras de segurança chamou a atenção das autoridades no município de Ouro Branco.
De acordo com as informações do plantão, a vítima foi espancada com pauladas. O suspeito foi preso em flagrante e, ao ter a identidade verificada, constatou-se que já havia mandado de prisão em aberto contra ele. O promotor de Justiça plantonista Denis Guimarães informou que as ocorrências mais frequentes no período envolvem embriaguez ao volante, brigas e casos de violência contra a mulher.
“Infelizmente as pessoas ignoram as orientações, descumprem as leis, e levam para a folia o que, provavelmente, já são acostumadas a cometer no dia a dia. Pois não é o carnaval, ou qualquer outro evento, que promove a violência doméstica, por exemplo, se ela acontece num local de diversão, já pode ser algo corriqueiro. O autor da tentativa de homicídio já tinha em seu histórico criminoso mandado de prisão em aberto, por Maria da Penha. E a embriaguez ao volante, geralmente, é o que fica no topo das ocorrências nessa época, imprudência que tem respaldado balanços com grande número de tragédias. E as brigas, por excesso de álcool, que também garantem espaço todos os anos nos registros policiais, inclusive, em dois dias já temos uma tentativa de homicídio”, relata o promotor.
Segundo o representante do MP, os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados previamente com gestores municipais, organizadores de eventos e forças de segurança reforçaram a necessidade de cumprimento das normas durante as festividades.
“Estamos de plantão, prontos para atuar, mas, de preferência, queremos pedir que o cidadão saia de casa para brincar, respeitando as pessoas naquele local, e não mal-intencionado, preparado para arruaças e cometimento de crimes. Porque as polícias estão nas ruas, estão agindo, e virão as consequências. O Ministério Público não deixará de cumprir o seu papel”, conclui Dênis Guimarães.
No período de 14 a 18 de fevereiro, o promotor responde pelas ocorrências nos municípios de Delmiro Gouveia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Piranhas, Santana do Ipanema e São José da Tapera.
» MAIS LIDAS
-
1
DESCASO
Governador tenta "lacrar" com telemedicina enquanto pacientes denunciam caos no HGE
-
2
INTERIOR DE ALAGOAS
Ex-vereador denuncia abandono e cobra apoio do poder público em conjunto habitacional de Atalaia
-
3
POLÍTICA
João Caldas se posiciona sobre escala 6x1 e emendas do orçamento secreto
-
4
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
5
CARNAVAL 2026
Murici divulga programação oficial e prepara carnaval com blocos tradicionais, shows e matinês para crianças