» Sociedade

Mais da metade dos municípios alagoanos são predominantemente Mata Atlântica

Estado é abarcado pelos biomas Caatinga e Mata Atlântica; 13 municípios são considerados interbiomas

Área de Mata Atlântica em Alagoas - Fotos: IMA

A Mata Atlântica, com sua exuberante vegetação e rica biodiversidade, domina a paisagem de mais da metade dos municípios do estado de Alagoas, revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu último relatório, divulgado na última sexta-feira (28/06).

Dados do Bioma Predominante por Município para Fins Estatísticos, do IBGE, revelam que apesar de abranger apenas cerca de 13% do território nacional, o bioma atlântico é prevalente em 58 dos 102 municípios do estado, caracterizando-se por suas florestas tropicais, mangues, restingas e outros ecossistemas associados.

Ao mesmo tempo, a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro conhecido por sua aridez e importância socioeconômica, domina o cenário de outros 44 municípios alagoanos, representando 43,14% do total. Esta diversidade de paisagens reflete os padrões de ocupação do território, onde mais de metade da população vive próximas às áreas costeiras, intensificando a presença da Mata Atlântica.

Em 13 municípios, como Igreja Nova e Tanque D'Arca, ambas as paisagens coexistem, com a Mata Atlântica como bioma principal, enquanto a Caatinga também faz parte do ambiente local. Em contrapartida, em municípios como Arapiraca e Palmeira dos Índios, a predominância é da Caatinga, apesar da presença de áreas de Mata Atlântica.