» Sociedade
Órgãos públicos recomendam ampliação do atendimento nos Centros POP de Maceió
Ministério Público e Defensorias sugerem funcionamento de cinco dias por semana, incluindo finais de semana e feriados
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União emitiram uma recomendação conjunta ao Município de Maceió, exigindo que o atendimento nos Centros POP seja mantido por pelo menos cinco dias por semana, oito horas por dia.
A medida visa garantir a presença de uma equipe profissional essencial ao bom funcionamento das unidades, conforme estipulado pela Resolução 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Além disso, os órgãos recomendam que o Município viabilize a ampliação do serviço para os finais de semana e feriados, incluindo o período noturno. O objetivo é proporcionar maior acesso aos assistidos em situação de extrema vulnerabilidade social, oferecendo um suporte contínuo e abrangente.
Os Centros POP devem operar com uma equipe de referência completa em cada unidade e em horários bem definidos e previsíveis. Esses horários precisam ser divulgados tanto à rede quanto aos usuários, com avisos disponibilizados em local visível nas próprias unidades.
A recomendação também destaca a necessidade de o Município disponibilizar locais e materiais adequados para o descanso e repouso dos assistidos. Além disso, devem ser realizadas atividades coletivas de convívio, produção cultural e socialização, como grupos de reflexão, oficinas e rodas de conversa.
O Município de Maceió tem até 15 dias para manifestar sua concordância ou discordância em relação à recomendação, devendo informar os motivos caso a resposta seja negativa. Caso concorde, o Município deverá implementar as medidas recomendadas por meio de um plano de ação, a ser iniciado em até 30 dias.
Confira a recomendação completa clicando aqui.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados