» Sociedade

"Ele voltou": Usuários relatam funcionamento do X, antigo Twitter, após bloqueio no Brasil

A plataforma foi bloqueada no país desde o dia 30 de agosto, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes

Usuários relatam retorno do "X" - Fotos: Chris Delmas/AFP

Após bloqueio de quase três semanas, o aplicativo "X", anteriormente conhecido como Twitter, volta a operar para alguns usuários no Brasil. Desde a manhã desta quarta-feira (18/6), diversos relatos indicam que a plataforma está permitindo a atualização de postagens, embora a suspensão oficial ainda esteja em vigor.

A plataforma foi bloqueada no país desde o dia 30 de agosto de 2024, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão ocorreu após a rede social não cumprir uma determinação para indicar um representante legal no Brasil dentro de um prazo de 24 horas.

O ministro também estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil por descumprimento, incluindo o uso de VPNs para acessar o serviço. Além disso, no final de agosto, ele havia determinado o bloqueio das contas do X e da Starlink no Brasil, como parte das medidas para assegurar o pagamento de multas acumuladas.

No início da semana passada, as empresas de Elon Musk efetuaram o pagamento de R$ 18,2 milhões para quitar as penalidades. Após o pagamento, o ministro autorizou o desbloqueio das contas e ativos das duas empresas no Brasil. A retomada parcial do serviço gerou grande repercussão, ocupando o topo dos trending topics no aplicativo.

Apesar disso, a plataforma ainda não está disponível para todos os usuários e não está funcionando completamente em navegadores de internet como Safari e Google Chrome. Até o momento, não há uma confirmação oficial sobre a liberação completa do serviço ou uma explicação detalhada da Justiça.