» Sociedade
Fundação Palmares lança Prêmio Sabores e Fazeres para valorizar a culinária de matriz africana
Iniciativa premiará 55 projetos sobre a culinária ancestral. Vencedores ganharão ainda kit completo de equipamentos de cozinha

Estão abertas, desde a última sexta-feira (20/9), as inscrições para a I Edição do Prêmio Sabores e Fazeres da Comida de Terreiro e de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, com o intuito de fomentar a economia local e preservar o patrimônio gastronômico dessas comunidades.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares, tem como objetivo valorizar e divulgar a culinária ancestral dos povos tradicionais, destacando as práticas culturais transmitidas por gerações.
O edital prevê a seleção de 55 iniciativas culturais em todo o Brasil, com foco no resgate de tradições culinárias de matriz africana. Para participar, os candidatos devem enviar vídeos registrando suas práticas e receitas, demonstrando a relevância histórica e cultural dos alimentos preparados em suas comunidades.
Além de promover a preservação cultural, o prêmio visa identificar e incentivar o potencial de empreendimentos culturais e gastronômicos, gerando emprego e renda. Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 13.000,00, além de um kit completo de cozinha com equipamentos, composto por freezer vertical; fogão semi-industrial; bancada de inox; liquidificador industrial; processador industrial; exaustor; batedeira; panela de pressão industrial; e forno micro-ondas.
A premiação será distribuída equitativamente entre as cinco regiões do país, com cada uma recebendo 11 prêmios. As organizações interessadas devem comprovar pelo menos um ano de atuação e realizar as inscrições on-line até 4 de outubro, enviando o registro em vídeo das práticas culinárias.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
AGRESSOR FOI PRESO
Ex-companheiro invade residência com marreta e faca em Rio Largo