» Política
Projeto de lei proíbe uso de linguagem neutra no hino nacional
Proposta visa garantir a integridade do hino durante execuções em eventos públicos e estabelece penalidades para os infratores

O Projeto de Lei 3334/24, apresentado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), propõe a proibição do uso de linguagem neutra ou qualquer alteração na letra original do hino nacional durante sua execução em eventos públicos e oficiais. A medida visa garantir a integridade do hino como símbolo de identidade nacional, exigindo que ele seja executado fielmente em sua forma original.
De acordo com o texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, quem descumprir a norma estará sujeito a advertência e multas, que começam em R$ 5 mil e podem ser dobradas em caso de reincidência. Em eventos com autoridades dos três Poderes, a multa poderá ser triplicada, além da possibilidade de afastamento temporário de funções administrativas.
O deputado defende que o projeto é uma resposta a episódios recentes em que o hino nacional foi alterado para incluir linguagem neutra durante eventos políticos. Segundo Calil, a regulamentação tem o objetivo de "preservar a integridade e o caráter solene" do hino, reforçando sua importância como símbolo de unidade nacional.
O projeto, que altera a Lei dos Símbolos Nacionais, ainda precisa ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para votação no plenário. Caso aprovado por deputados e senadores, a medida poderá se tornar lei.
*Com informações da Agência Senado
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
3
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
4
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica
-
5
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo