» Sociedade
Receita Federal anuncia novo formato alfanumérico para CNPJ
Novo formato de cadastro garantirá continuidade de registros sem afetar empresas já existentes
A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a adotar um novo formato alfanumérico, combinando letras e números. A Receita Federal (RF) anunciou, nesta quarta-feira (16/10), a publicação de uma instrução normativa que altera o sistema de registro de empresas.
De acordo com a Receita Federal, a mudança não terá impacto sobre os CNPJs atuais. Os números e os dígitos verificadores permanecerão inalterados para as empresas já cadastradas. O novo formato será aplicado apenas aos registros futuros, e seu objetivo é assegurar que haja uma quantidade suficiente de números disponíveis para novos cadastros.
O CNPJ alfanumérico terá 14 caracteres, sendo que as oito primeiras posições, compostas por letras e números, formarão a raiz do cadastro. As quatro posições seguintes, também alfanuméricas, identificarão a ordem do estabelecimento. As duas últimas posições, referentes aos dígitos verificadores, permanecerão numéricas, como é atualmente.
Para calcular os dígitos verificadores dos novos CNPJs, será utilizada uma conversão baseada no código ASCII. Nessa tabela, os valores alfanuméricos serão substituídos por números decimais, após a subtração de 48. Isso significa que a letra "A" terá o valor 17, "B" será 18, "C" será 19, e assim por diante, mantendo a consistência no sistema de verificação.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
2
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
3
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF