» Sociedade

Golpe usa mensagens de texto para roubar dados de condutores em Alagoas, alerta Detran

Órgão reforça que não envia comunicações por mensagem ou e-mail e orienta motoristas a evitarem links suspeitos

Mensagens falsas sobre suspensão de CNH circulam em Alagoas - Fotos: Fellipe Yuri/Ascom Detran

Nos últimos dias, mensagens de texto falsas têm circulado entre usuários de Alagoas, alertando sobre um suposto processo de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e orientando que o usuário clique em um link para acompanhar o procedimento. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) reforça que não envia mensagens de texto, e-mails ou realiza ligações para tratar de processos de infrações ou suspensão de CNH.

De acordo com Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, todas as notificações sobre esses processos são enviadas pelo Correios e, caso o destinatário não seja encontrado, são publicadas no Diário Oficial do Estado. “Vale ressaltar que os usuários não devem clicar em links suspeitos, e nem fornecer informações pessoais em sites desconhecidos”, alerta.

O golpe direciona o usuário para uma página falsa do Gov.br com uma URL suspeita (taxacnh.org/), onde são exibidos dados do condutor e um botão de "Regularizar" ao final. Ao tentar resolver o suposto problema, o usuário acaba fornecendo informações pessoais, caindo no golpe.

O Detran orienta que, em caso de dúvidas, o usuário acesse o site oficial do órgão (www.detran.al.gov.br), procure atendimento presencial ou utilize o aplicativo oficial da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para obter informações seguras.



*Com informações da Assessoria