» Sociedade

Casa da Mulher Alagoana realiza excursão à Serra da Barriga em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Visita ao Quilombo dos Palmares e ao Museu Casa Maria Mariá reconta a história de resistência e destaca o papel das mulheres na luta por direitos

Casa da Mulher Alagoana realiza excursão à Serra da Barriga em homenagem ao Dia da Consciência Negra - Fotos: Cortesia

A Casa da Mulher Alagoana promoveu uma excursão à Serra da Barriga, em União dos Palmares, com a participação de 20 mulheres assistidas pela instituição. A visita ao município, que incluiu um tour pelo Museu Casa Maria Mariá, faz parte das ações do grupo reflexivo da Casa e foi uma celebração antecipada do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O objetivo da visita foi recontar a história do Quilombo dos Palmares, destacando a importância das mulheres nas lutas por direitos e pela resistência negra durante o período da escravidão no Brasil. Paula Lopes, diretora da Casa, enfatizou a relevância do evento para a preservação da memória histórica, especialmente no que diz respeito à atuação feminina na organização política do quilombo.

“Além de aprendermos sobre a nossa ancestralidade de resistência negra contra a escravidão no Brasil, podemos ver como é importante o registro da luta das mulheres por direitos na história. Conhecer a Casa de Maria Mariá, uma das primeiras feministas alagoanas com seus objetos, escritos e contribuições para a cultura, foi fantástico”, destacou.

O grupo foi composto por mulheres do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/AL), além de representantes de outras instituições, como Thaise Barbosa, secretária adjunta de política para mulheres de Arapiraca; Katarynne Martins, psicóloga da Semudh de São Miguel dos Campos; e Amanda Alexandre, advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB.

*Com informações da Dicom TJAL