» Sociedade
PrEP e PEP fortalecem prevenção contra o HIV e estão disponíveis em Alagoas pelo SUS
Estratégias de prevenção estão acessíveis em unidades de saúde de Maceió e no interior do estado

Durante o mês de dezembro, marcado pela campanha "Dezembro Vermelho", que visa a conscientização sobre o HIV/Aids, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas oferece importantes estratégias de prevenção à infecção pelo HIV: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
As duas ferramentas são fundamentais para evitar a transmissão do vírus, mas possuem indicações e formas de uso específicas que devem ser seguidas com rigor para garantir a eficácia do tratamento. Ambas as opções estão acessíveis para a população do estado, sendo disponibilizadas gratuitamente pelo SUS.
A PrEP é uma estratégia de prevenção diária, recomendada para pessoas que não possuem HIV, mas que têm risco elevado de contrair o vírus. Consiste na utilização de medicamentos antirretrovirais antes da relação sexual, ajudando o organismo a se proteger caso haja contato com o HIV.
O Ministério da Saúde atesta a eficácia dessa prática, especialmente para grupos com maior exposição ao vírus. Em Alagoas, a PrEP está disponível em Maceió (no PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto e Clínica da Família do Jacintinho) e também em unidades de Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
Por outro lado, a PEP é uma medida emergencial de prevenção, indicada para situações de risco imediato, como violência sexual, acidente com material perfurocortante ou relação sexual desprotegida. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição ao risco, e a pessoa deve fazer uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias consecutivos.
O protocolo está disponível em várias unidades de saúde em Maceió, incluindo as UPAs do Trapiche, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins, além de hospitais como o Helvio Auto e o Hospital Geral do Estado. No interior, a PEP é oferecida em unidades de Arapiraca, Rio Largo, Santana do Ipanema, Piranhas, Porto Calvo, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Viçosa.
Prescrição médica
Tanto a PrEP quanto a PEP são fornecidas exclusivamente com prescrição médica e devem ser utilizadas de maneira responsável e consciente. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do HIV/Aids, Hillary Santos, essas estratégias de prevenção são eficazes, mas é fundamental que os usuários estejam cientes dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o seu uso.
"O uso do preservativo ainda continua sendo a medida de maior difusão, mas, para públicos e casos específicos, o SUS disponibiliza da PrEp e a PEP, que são utilizados apenas mediante prescrição", destacou Hillary.
*Com informações da Sesau
» MAIS LIDAS
-
1
GG sem cargo
Confira a portaria com a exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo
-
2
Trânsito lento
Batida entre cinco carros causa lentidão na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
-
3
Agora é com o Judiciário
Tentativa de Golpe: Prefeito de Rio Largo entra na Justiça para barrar afastamento
-
4
Jovem de 18 anos morre após mal súbito durante treino em academia de Cajueiro
-
5
Curiosidades
Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países