» Sociedade

AL: Candidatos à primeira habilitação podem reabrir processo até 31 de dezembro de 2024

Detran de Alagoas orienta sobre requisitos e prazos para reabertura do processo de CNH

De janeiro a outubro, Detran emitiu 20.525 permissões para dirigir - Fotos: Fellipe Yuri/Ascom Detran

Os candidatos à primeira habilitação que não concluírem o processo dentro do prazo de 12 meses, incluindo aqueles com prazo prorrogado até 31 de dezembro de 2024 pela deliberação nº 271/2023 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), podem reabrir o processo de habilitação. O procedimento pode ser realizado presencialmente em um dos postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) ou por meio do site oficial do órgão [clique aqui].

Para obter a primeira habilitação nas categorias A, B ou AB, os candidatos precisam passar por exames clínicos e psicológicos, além de realizar aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e serem aprovados nos exames teóricos e práticos. Caso o processo não seja concluído dentro do prazo estipulado, é possível reabrir o serviço, desde que os cursos e exames ainda atendam às exigências de validade.

Wilton Costa, chefe de Controle de Condutores do Detran, alerta que os cursos teóricos e práticos só serão aproveitados no novo processo se tiverem sido realizados nos últimos dois anos, enquanto os exames clínicos e psicológicos precisam ter no mínimo dois anos de validade restante. Após a reabertura, o candidato deve pagar a taxa correspondente, agendar a prova teórica e prática e, se aprovado, finalizar o processo presencialmente em um dos postos de atendimento do Detran.

O atendimento presencial pode ser feito nas Ciretrans, nas Centrais Já! e na sede do Detran, localizada no bairro Cidade Universitária. Também é possível realizar a reabertura do processo online pelo site oficial do Detran.

*Com informações da Assessoria