» Sociedade
Entenda como a Receita Federal vai monitorar transações via Pix e cartões de crédito
Medida visa ampliar a fiscalização de operações financeiras e combater a evasão fiscal

A partir deste ano, a Receita Federal passará a monitorar os dados sobre transações de todas as operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento. Além das informações sobre os cartões, o Fisco também acompanhará os dados sobre transferências realizadas via Pix. Antes, o monitoramento já ocorria com os bancos tradicionais, públicos e privados. Agora, a fiscalização foi ampliada.
Os dados a serem informados incluem transações de R$ 5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas e transações de R$ 15 mil ou mais feitas por pessoas jurídicas (empresas). O objetivo da medida é aprimorar o controle e a fiscalização das operações financeiras, garantindo maior coleta de dados e contribuindo para o combate à evasão fiscal, além de promover a transparência nas operações financeiras globais. A RF reitera que a medida não significa invasão de privacidade.
Com a digitalização dos pagamentos e o aumento das transações via Pix, a expectativa é que a fiscalização seja ampliada, garantindo o correto pagamento dos tributos. Para o cidadão comum, nada muda. Contudo, as empresas responsáveis pelas operações financeiras terão de reportar as informações semestralmente à Receita Federal.
As informações serão enviadas por meio de uma declaração emitida pelo sistema eletrônico e-Financeira, que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Esse sistema busca padronizar e integrar as informações de organizações relacionadas à gestão financeira e contábil. Além de monitorar as transações, ele também registra cadastros, aberturas e fechamentos de contas e operações relacionadas à previdência privada.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
DEU O QUE FALAR!
Vídeos íntimos de suposta "suruba" viralizam em União dos Palmares e geram polêmica
-
3
MANUTENÇÃO NA REDE
Equatorial anuncia desligamentos programados em União dos Palmares entre 23 e 29 de julho; veja as localidades
-
4
PASSAGEIRO FOI SOCORRIDO
Motociclista morre após atropelamento de animal na BR-104, em União dos Palmares
-
5
PREFEITURA NEGA
Suposto mau atendimento no Bolsa Família de Atalaia revolta mãe que teve benefício bloqueado