» Sociedade

Defesa Civil Estadual monitora situação das chuvas em Alagoas

Redução da intensidade das chuvas traz alívio, mas equipes permanecem em prontidão para auxiliar municípios afetados

Chuvas que caíram em Alagoas no fim de semana provocaram inundações - Fotos: Cortesia

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, atualizou a situação das chuvas em Alagoas nesta terça-feira (14/1), informando que houve uma redução na intensidade das precipitações e que, por ora, não há risco de transbordamento em nenhuma região do estado.

Embora as chuvas tenham diminuído, algumas cidades ainda enfrentam desafios. Maragogi, por exemplo, registrou chuva na noite desta segunda (13) e na manhã de hoje, com pontos de alagamento. No entanto, a maioria dos municípios tem conseguido lidar com o volume de água registrado, especialmente os mais afetados no último fim de semana, como Cajueiro.

Em relação às consequências das chuvas, a Defesa Civil Estadual relatou que, desde o dia 11 de janeiro, o Estado tem enfrentado um período de chuvas contínuas. O levantamento da Defesa Civil revelou que 24 pessoas ficaram desalojadas e seis desabrigadas, a maioria na cidade de Igreja Nova.

Palmeira dos Índios também registrou um desalojado devido ao desabamento de uma casa no último domingo (12), mas a pessoa preferiu se acomodar com familiares em vez de aceitar o aluguel social oferecido pela prefeitura.

O município de Quebrangulo foi o mais afetado em termos de volume de chuva, com 141.35mm nas últimas 96 horas, de acordo com o Centro Nacional de Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Na cidade de Arapiraca, chuvas intensas causaram alagamentos em diversas áreas. Em apenas três horas, a cidade registrou 30 mm de precipitação. A Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como Praça da Prefeitura, amanheceu com uma árvore de grande porte caída e um poste de iluminação derrubado pela força da chuva.

Já em Maceió, o volume pluviométrico registrado foi de 48 mm em 24 horas, o que resultou em um deslizamento de terra no bairro Bebedouro, além de uma cratera aberta em uma escadaria no Jacintinho e a queda de um muro no Benedito Bentes.

O município de Cajueiro, na Zona da Mata, também foi afetado por uma chuva de granizo. As equipes de Defesa Civil de Arapiraca e Cajueiro estão ativas na remoção de entulhos e na limpeza das ruas, além de prestar auxílio às famílias impactadas pelas fortes chuvas.

*Com informações da Assessoria