» Polícia

Operação Lego 2: Dono de autopeças é preso com arma e peças de veículos roubados em Maceió

Polícia apreendeu peças veiculares irregulares e utilizou tecnologia para identificar adulterações

Ação apreendeu quase 50 peças irregulares e resultou em uma prisão - Fotos: Ascom PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), desencadeou na noite desta sexta-feira (24/1) a Operação Lego 2, na região do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A ação teve como objetivo combater a venda e receptação de peças veiculares irregulares, especialmente as provenientes de roubos ou furtos.

Durante a operação, o proprietário de uma das lojas abordadas, um homem de 36 anos, foi preso por posse irregular de arma de fogo e receptação. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

Entre os itens apreendidos estavam peças de 49 veículos com queixas de roubo ou furto. O material incluía um motor, uma caixa de câmbio, 39 painéis de automóveis, dois módulos de carroceria, quatro módulos de ABS (sistema de freios), sete módulos de direção elétrica e um módulo de ar-condicionado. Todo o material, juntamente com o indivíduo, foi encaminhado à Central de Polícia e permanece à disposição da Justiça.

O comandante do BPTran, major Daniel Souza, destacou que a ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal e resultou de uma operação integrada. “Esse trabalho envolveu equipes da Diretoria de Inteligência da PM (DINT), dos Serviços de Inteligência do BPTran e do 4º BPM, com suporte da Polícia Científica e da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil de Alagoas”, explicou.

O major também ressaltou o uso de tecnologia como diferencial, especialmente o sistema de Diagnóstico Inteligente Veicular (DIV), que permite identificar adulterações em veículos e peças por meio de sua eletrônica.

Operação Lego

O nome da operação faz referência ao brinquedo Lego, conhecido por suas peças que podem ser montadas e combinadas de várias formas. Esta foi a segunda edição da operação. A primeira ocorreu em setembro de 2024, no município de Arapiraca, onde cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na ocasião, os militares apreenderam motores e câmbios de automóveis, todos com registros de roubo ou sinais de adulteração.