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Amplie a segurança da sua conta Gov.br; saiba como

A Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para ampliar a segurança do GOV.BR

Amplie a segurança da sua conta GOV.BR - Fotos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma das novas funcionalidades para ampliar a segurança do GOV.BR é a Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta. Disponível apenas para computadores, a ferramenta possibilita que o usuário da plataforma do Governo Federal selecione os métodos de autenticação. Por exemplo, se uma pessoa não tem uma conta em um banco específico ou não usa certificado digital, não há necessidade de deixar essas opções habilitadas. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o GOV.BR possui atualmente mais de 166 milhões de usuários.

“Esta é uma verdadeira inovação desenvolvida pelo ministério para auxiliar as pessoas a protegerem a sua conta no GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “ O uso das nossas ferramentas de segurança é fundamental para que os usuários tenham tranquilidade no uso dos mais de 4.500 serviços digitais que hoje estão disponíveis”, complementou Mascarenhas.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.

Ao utilizar essa ferramenta de gestão, a pessoa vai poder verificar sempre quais opções estão disponíveis e quais estão bloqueadas ao acessar a sua conta GOV.BR ou durante o processo de recuperação de senha. Assim, ao manter as opções não utilizadas bloqueadas, fecha-se mais uma porta de entrada para possíveis fraudes por terceiros mal-intencionados.

Para aquelas pessoas que perderam o acesso aos métodos liberados em sua conta, será necessário solicitar suporte da equipe do ministério para restaurar a permissão padrão novamente. Nesse caso, é necessário acessar o gov.br/atendimento.

Verificação em Duas Etapas

Para utilizar esse novo recurso, é necessário estar com a Verificação em Duas Etapas habilitada na sua conta. Ao ativar esta funcionalidade, sempre que você acessar algum serviço com a sua conta GOV.BR, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo GOV.BR. Assim, mesmo que um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao seu CPF e a sua senha, ou ao seu banco ou certificado digital, ele não poderá acessar sua conta sem o código de acesso.

Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro. Em caso de dúvidas sobre o GOV.BR, acesse gov.br/conta.