» Sociedade
INSS ultrapassa 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados em apenas 3 dias
Cerca de 9 milhões de aposentados estão sendo notificados sobre cobranças indevidas; PF e CGU investigam fraude em massa envolvendo 41 entidades associativas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou balanço nesta sexta-feira (16) mostrando que 1.345.817 aposentados e pensionistas já solicitaram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O número representa um aumento significativo em relação aos 1.051.238 registrados até quinta-feira (15), demonstrando a grande adesão ao novo serviço de consulta implementado pelo órgão.
Consulta mobiliza milhões de beneficiários
Nos três primeiros dias de funcionamento do sistema, a plataforma Meu INSS registrou impressionantes 34,9 milhões de acessos. Desse total, cerca de 6 milhões de segurados buscaram informações específicas sobre descontos, enquanto 2,8 milhões confirmaram não ter nenhuma cobrança irregular. O serviço permite que os beneficiários identifiquem quais entidades fizeram descontos em seus benefícios e solicitem a devolução dos valores, quando não autorizados.
Operação envolve 41 entidades sob investigação
As cobranças irregulares estão sendo investigadas pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram um possível esquema de fraudes envolvendo 41 entidades associativas. Estas organizações terão 15 dias úteis para comprovar a autorização dos descontos ou devolver os valores ao Tesouro Nacional, que posteriormente fará o repasse aos beneficiários. A Dataprev disponibilizou uma plataforma específica para esse processo de regularização.
INSS alerta sobre golpes e reforça canais oficiais
Diante do grande volume de casos, o INSS emitiu alerta sobre tentativas de golpes. A autarquia reforça que todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. "É fundamental que os segurados não forneçam dados pessoais em ligações, mensagens ou e-mails suspeitos", destacou o órgão em comunicado.
Prazo indefinido para solicitação de reembolso
O INSS informou que não há prazo determinado para os beneficiários solicitarem o reembolso dos valores descontados indevidamente. Os segurados que identificarem irregularidades podem iniciar o processo a qualquer momento através dos canais oficiais. Enquanto isso, as entidades envolvidas deverão apresentar documentação comprobatória ou efetuar o ressarcimento dos valores em questão.
Os aposentados e pensionistas podem verificar a existência de descontos irregulares através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. As informações oficiais também são disponibilizadas no site do INSS e em suas redes sociais verificadas.
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos
-
4
IBGE
Alagoas registra maior renda média da história, mas ainda está entre os estados mais pobres e desiguais do país
-
5
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas