» Sociedade
Homem é condenado a 17 anos por assassinato de companheira em Arapiraca
Crime ocorreu em 2011 e foi julgado nesta segunda-feira (7); filho da vítima, então com 10 anos, foi quem encontrou o corpo da mãe

O Tribunal do Júri de Arapiraca condenou José Dernival Pereira Silva a 17 anos de prisão pelo assassinato de sua companheira, Maria do Socorro, ocorrido em 20 de junho de 2011. O crime chocou a cidade do Agreste alagoano e deixou como única testemunha o filho da vítima, Rafael Gustavo dos Santos Souza, que tinha apenas 10 anos na época.
Na noite do assassinato, o casal estava bebendo na área externa da casa quando, mais tarde, seguiu para o quarto. O menino, antes de dormir, pediu a bênção à mãe. O réu respondeu de forma grosseira — "pode responder" —, e Maria do Socorro, em suas últimas palavras ao filho, disse: "Deus te abençoe". Na manhã seguinte, Rafael encontrou a mãe morta com um tiro na cabeça, enquanto o acusado já havia fugido. No local, foram encontrados estilhaços de garrafas de bebida alcoólica, indicando possível embriaguez e violência prévia ao crime.
O Ministério Público sustentou que o homicídio teve motivo torpe (razão fútil ou desprezível) e que a vítima foi pega de surpresa, sem chance de defesa. Os jurados aceitaram as teses, resultando na condenação. A juíza decretou a prisão preventiva imediata do réu.
O crime ocorreu antes da Lei do Feminicídio (2015) e da reforma penal de 2024, que aumentaram as penas para esse tipo de delito (20 a 40 anos). Como a legislação penal não pode retroagir para prejudicar o réu, o caso foi julgado com base nas normas vigentes em 2011.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
VÍTIMA FOI IDENTIFICADA
Adolescente é encontrado morto com marcas de tiro em Cajueiro
-
3
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Inape: JHC lidera para governador e Davi Davino Filho para senador
-
4
PARAÍBA
Chacina na Praia do Sol: Quatro jovens executados a tiros durante festa em João Pessoa
-
5
NA CAMA
Homem é executado a tiros dentro de casa em Rio Largo; polícia encontra 12 cápsulas de 9mm no local