» Sociedade
Governador Paulo Dantas vai à Justiça contra greve da Educação
Decisão marca mudança de postura do Palácio; Sinteal nega reunião com governador e denuncia mentiras em pauta oficial
O governador Paulo Dantas autorizou que o Governo de Alagoas leve à Justiça a discussão sobre a greve dos servidores da Educação, iniciada no último dia 1º de julho. A medida representa uma mudança na postura do Executivo estadual, que até esta quinta-feira (10/7) acompanhava o movimento com base em relatórios internos, indicando que a paralisação não havia afetado todas as escolas da rede estadual.
A reavaliação do cenário, no entanto, levou o governo a considerar que o movimento já compromete o calendário escolar e pode trazer impactos diretos em políticas públicas e avaliações nacionais. Três pontos centrais embasam o novo posicionamento:
• Prejuízo ao ano letivo, com risco de não cumprimento da carga horária mínima;
• Interferência nos programas Pé de Meia e Escola 10, que exigem frequência mínima de 80% dos alunos para liberação de recursos;
• Atraso nos conteúdos programáticos pode afetar o desempenho dos estudantes na aplicação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), prevista entre os dias 20 e 31 de outubro.
Paralelamente, o Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas) criticou o governo por divulgar, por meio da Agência Alagoas, informações que seriam falsas. Em nota, o sindicato negou que o governador tenha se reunido com a categoria e rejeitou a narrativa de que parte da pauta de reivindicações teria sido cumprida.
O Governo, por sua vez, apresentou os supostos avanços como justificativa para sustentar, judicialmente, o pedido de ilegalidade da greve.
Além da cobrança por reajuste salarial, outro ponto que acirra o embate é a tributação de 27% de imposto de renda sobre o rateio dos recursos do Fundef. Os profissionais alegam que já havia sido descontado 7,5%, e consideram a nova cobrança indevida.
A decisão judicial sobre a legalidade ou não da greve deve ocorrer nos próximos dias.
» MAIS LIDAS
-
1
PORTO REAL DO COLÉGIO
Quatro homens são presos por destruir mureta da BR-101 em Alagoas
-
2
POLÍCIA
Chacina: quatro homens são mortos a tiros dentro de residência em Ipioca
-
3
POLÍCIA
Homem é preso por porte ilegal de arma no Conjunto Nova Esperança, em União dos Palmares
-
4
NOTAS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
Estudantes passam a receber mensagens com orientações sobre o Enem 2025
-
5
TRAUMATISMO CRANIANO
Criança sobrevive após ser atingida por coco em Maragogi graças a atendimento de urgência