» Sociedade
Exportadores brasileiros em alerta com tarifa de 50% dos EUA que entra em vigor em agosto
Setores como pescados, cítricos e café já sentem impactos enquanto governo articula respostas

O anúncio do presidente norte-americano Donald Trump sobre a imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto já causa efeitos imediatos em setores estratégicos da economia. Produtores aguardam com apreensão as reuniões emergenciais marcadas pelo governo federal nesta terça-feira (15) para definir medidas de mitigação dos impactos comerciais.
Pescados: Primeiras vítimas da medida
O setor de pescados registra os primeiros prejuízos concretos: 58 contêineres com 1.160 toneladas de produtos congelados tiveram vendas canceladas por importadores americanos. "Os embarques que seriam feitos agora chegam em agosto. Pelo timing aí do translado dos contêineres eles já chegariam sob essa nova tarifa. Então, os compradores de lá suspenderam as compras, suspenderam os embarques", explica Jairo Gund, diretor da Abipesca.
Os EUA absorvem 70% das exportações brasileiras do setor, sendo 90% da produção nacional de tilápia. As comunidades tradicionais de pescadores de lagosta - produto que representa 40% das vendas - são as mais vulneráveis aos efeitos da medida.
Cítricos e café em estado de alerta
Enquanto produtores de laranja mantêm operações normais - o Brasil fornece 40% do suco consumido nos EUA - o Cecafé realiza rodada emergencial de reuniões até quarta-feira (16) para avaliar impactos no setor cafeeiro, responsável por 4,7% das exportações. A CNI alerta em nota que a medida "destrói previsibilidade" e ameaça contratos de longo prazo, afetando cadeias produtivas integradas entre os dois países.
Resposta governamental em curso
O presidente Lula instituiu o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas, que inicia trabalhos nesta terça com representantes da indústria e agronegócio. A prioridade será regulamentar a Lei de Reciprocidade Econômica, que permite retalições comerciais proporcionalmente. O setor de pescados pleiteia:
- Moratória de 90 dias para embarques contratados
- Exclusão do setor da tarifa (representa <1% das importações americanas)
» MAIS LIDAS
-
1
PEDIDO NEGADO
Justiça condena Bradesco Saúde por negar exame a paciente com suspeita de câncer em Maceió
-
2
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
3
ALAGOAS
Em nota, Secretaria de Segurança admite comprar fuzis duas vezes mais caros que os do Governo Federal
-
4
POLÊMICA
Suspeita de corrupção: Paulo Dantas compra fuzis 100% mais caros que o Governo Federal
-
5
POLÍCIA
Adolescentes trocam tiros com a polícia e são apreendidos em União dos Palmares