» Sociedade

Ex-secretário de Paulo Dantas fez pronunciamento contra desrespeito de advogado de Paulão no TRE

Sessão no TRE-AL teve confusão, expulsão de advogado e adiamento de decisão que pode afetar o mandato de Paulão

Advogados batem boca em julgamento que pode levar à cassação de Paulão - Fotos: Reprodução

O ex-secretário de Comunicação do Estado de Alagoas, Joaldo Cavalcante, usou as redes sociais nesta terça-feira (23/9) para se manifestar contra a postura de um advogado da defesa do deputado federal Paulão durante sessão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). A confusão, registrada em vídeo, envolveu insultos, ameaças e tentativa de agressão física contra um colega, em plena sessão do Pleno.

“Muita calma, doutor! Tempos estranhos... Na sessão de ontem à tarde e do Pleno do TRE de Alagoas, um advogado ultrapassou todos os limites: partiu da palavra para a ameaça física contra um colega, diante dos desembargadores tudo gravado. Um desrespeito grave à Corte e à advocacia. Que a OAB não deixe passar em branco. Advocacia é fundamental para a cidadania. Alagoas tem história de grandeza nesse campo, destacando a coragem contra a violência”, publicou Cavalcante.

Diante da atitude agressiva, o presidente do TRE, desembargador Klever Loureiro, determinou a retirada do advogado, chegando a solicitar apoio policial. O defensor, no entanto, deixou o plenário por conta própria.

A confusão começou quando o advogado foi interpelado por uma mulher na plateia, que pediu que ele se sentasse. Ele recusou, afirmando estar “trabalhando”, e a discussão escalou para troca de ofensas entre representantes da defesa do deputado e do partido Republicanos.

Além do tumulto, a sessão foi marcada por decisão que adiou o julgamento de Paulão. O relator aceitou pedido da defesa e concedeu a assistência simples, estabelecendo prazo de cinco dias para apresentação de novas alegações. Até o fim desse período, o parlamentar segue exercendo normalmente o mandato em Brasília.