» Sociedade

Campanha de Multivacinação encerra nesta sexta-feira (31) em Alagoas

Ação, que ocorre nos 102 municípios do estado, busca atualizar cadernetas e proteger crianças e adolescentes contra doenças já eliminadas no país

A vacina contra a gripe é capaz de evitar casos graves e óbitos - Fotos: Rove Rosa/Agência Brasil

A Campanha de Multivacinação 2025 chega ao fim nesta sexta-feira (31/10) em todos os 102 municípios de Alagoas, após quase um mês de mobilização. Iniciada no dia 6 de outubro, a ação tem como objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo proteção contra doenças já erradicadas no país.

Neste ano, estão disponíveis vacinas contra sarampo, HPV, Covid-19, febre amarela e poliomielite, entre outras. Para receber as doses, os responsáveis devem levar os jovens a um posto de vacinação próximo de casa, portando a Caderneta de Vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça que a atualização das vacinas é essencial para impedir o retorno de doenças imunopreveníveis, como a poliomielite, que ainda representa um risco em alguns países. A manutenção de altas coberturas vacinais é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a forma mais eficaz de garantir a proteção coletiva.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da campanha para a saúde pública e para as famílias. “Mais do que fazer a atualização, os pais demonstram, ao vacinarem seus filhos, um gestor de amor para com eles e o compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes”, afirmou.