» Sociedade

Empresa é condenada a indenizar família de jovem morto em acidente causado por carreta em Maceió

Decisão da 11ª Vara Cível da Capital reconhece responsabilidade da fornecedora pelo transporte que resultou na colisão fatal em 2009

Indenização - Fotos: Arte - Dicom TJAL

A fornecedora de gases White Martins foi condenada a pagar R$ 30 mil em indenização por danos morais após ser responsabilizada por um acidente de trânsito que provocou a morte de um jovem em fevereiro de 2009. A decisão, assinada pelo juiz Sérgio Persiano, da 11ª Vara Cível da Capital, foi divulgada na última quarta-feira (26/11).

O caso ocorreu na Avenida Juca Sampaio, em Maceió. Segundo o processo, a carreta pertencente à empresa tocou na motocicleta da vítima enquanto realizava uma curva fechada. O impacto fez o jovem perder o controle do veículo e cair, sendo socorrido, mas morrendo minutos depois no Hospital Geral do Estado (HGE).

Em defesa, a empresa alegou que o caminhão, embora registrado em seu nome, estava sob condução de um funcionário de uma empresa terceirizada no momento do acidente. Também atribuiu culpa exclusiva ao motociclista, sustentando que ele pilotava sem capacete e falava ao celular.

O relato de uma testemunha, no entanto, contrariou a versão da ré. Segundo o depoimento, o motorista da carreta fez uma curva abrupta, atingindo a moto da vítima, que trafegava normalmente.

Ao analisar o caso, o juiz concluiu que a fornecedora era responsável pelo deslocamento da carga e, consequentemente, pelo acidente. “Mesmo que o motorista fosse empregado de empresa terceirizada, o deslocamento realizado servia à atividade fim da requerida, transporte de produtos por ela fabricados, atraindo sua responsabilidade”, afirmou Persiano.