» Cultura
Presidente Lula institui cota obrigatória para filmes nacionais em cinemas a partir de 2026
A regra, que entrará em vigor em janeiro de 2026, regulamenta o mecanismo conhecido como Cota de Tela.
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinaram decreto que estabelece a obrigatoriedade da exibição de produções audiovisuais brasileiras em salas de cinema comerciais de todo o país. A regra, que entrará em vigor em janeiro de 2026, regulamenta o mecanismo conhecido como Cota de Tela.
A medida visa garantir um espaço contínuo e diversificado para o cinema nacional no circuito comercial, determinando um número mínimo de sessões dedicadas a títulos brasileiros ao longo do ano. De acordo com o governo, o objetivo é ampliar a diversidade nas telas, assegurando que um leque mais variado de produções nacionais tenha acesso ao público, indo além de um número restrito de lançamentos.
A fiscalização do cumprimento da nova norma será de responsabilidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além do objetivo cultural, a iniciativa tem como meta estimular o setor audiovisual como um todo, promovendo o incremento da produção, a circulação de obras, a geração de empregos e o aquecimento da economia do segmento.
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
NOVOS ESPAÇOS
VÍDEO: Crianças em acolhimento vivenciam história e pertencimento em visita à Serra da Barriga
-
3
MACEIÓ
Extorsão social? MLB invade supermercado e exige cestas básicas na Serraria
-
4
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
5
POLÍTICA
“JHC por toda Alagoas”: como a crise do Governo Paulo Dantas virou slogan da oposição