» Política

Deputado Federal fala a língua do povo ao comentar medida de Flávio Dino

Otoni de Paula elogia decisão contra uso de emendas em entidades ligadas a familiares e diz que ministro tem apoio popular

Deputado federal Otoni de Paula (MDB - RJ) - Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (16/1), para comentar de forma enfática a recente medida anunciada pelo ministro Flávio Dino, que restringe a destinação de emendas parlamentares a organizações sociais ligadas a parentes de deputados e senadores. Em tom direto e popular, o parlamentar classificou a prática como uma distorção do uso do dinheiro público e manifestou apoio à iniciativa.

No vídeo, Otoni de Paula afirmou que a decisão do ministro atende a um sentimento amplamente compartilhado pela população, ao combater o que ele definiu como uma forma de nepotismo disfarçado por meio das emendas parlamentares. Segundo o deputado, havia casos em que recursos públicos eram direcionados a entidades criadas ou administradas por familiares próximos de parlamentares, como filhos, cunhados ou sogras.

Ao defender a medida, o parlamentar destacou que a proibição representa um freio a práticas que comprometem a credibilidade do Congresso Nacional e reforçou que a sociedade espera mais rigor no controle da aplicação das emendas. Para Otoni, a iniciativa coloca Flávio Dino em uma posição de enfrentamento direto a esquemas que, segundo ele, se tornaram recorrentes no meio político.

Durante a declaração, o deputado fez comparações históricas e afirmou que a atuação do ministro se assemelha a um combate direto à corrupção, ressaltando que, apesar de divergências ideológicas, reconhece a importância da postura adotada. Em tom bem-humorado, Otoni de Paula disse que, mesmo não sendo simpático ao comunismo, passou a ver Flávio Dino de forma diferente diante da medida.